domingo, 28 de outubro de 2012

NONA OFICINA


Dia 24/10/2012
Hoje realizamos a nona oficina.
Foi contada  a “História da Aranha”, da coleção Lelé da Cuca da Editora Ática.


É uma coleção de livros com histórias rimadas que promovem reflexão sobre várias situações cotidianas que fazem com que as crianças se identifiquem e se divirtam com as personagens. Por ser rimada vem ao encontro do meu projeto de pesquisa que tem por objetivo explorar a sonoridade das palavras no processo de alfabetização. As rimas propiciam a oportunidade de desenvolver a consciência fonológica que é a capacidade de associar os sons da fala com a escrita, auxiliando a alfabetização.
Ao ler a história que fala sobre por que muitas pessoas tem medo de aranha sendo que ela é inofensiva, se não se sentir ameaçada.  Pedi que fizessem desenhos do que tem medo para colocarmos na sacola mágica que ajuda a acabar com o medo. Sob esse tema, conversamos sobre os medos que temos e o que fazemos para enfrentá-los e quem nos ajuda a superá-los.

Propus a escrita de uma carta para a pessoa que nos ajuda a enfrentar nossos medos. Iniciamos com a parte prática, de como se escreve uma carta. Colocamos a data, os cumprimentos ao destinatário, o desenvolvimento, a despedida e a assinatura do remetente. Fizemos envelopes com folhas de oficio, onde colocamos as cartas para serem entregues. Como alguns ainda têm dificuldades em escrever sozinhos, fiz uma carta-exemplo, e quem quis copiou. Alguns escreveram o que estavam sentindo. Foi muito legal!
No segundo momento, entreguei uma folha com algumas palavras e solicitei que juntos encontrássemos outras palavras que rimassem. Foi uma atividade bem descontraída e as crianças participaram alegremente. Brincando com os sons das rimas, fui questionando o porquê de rimarem, frisei as terminações das palavras e seus sons. Fui perguntando letra inicial, letra final, quantas letras tinham as palavras, fizemos a atividade juntos e eu pude ir observando as participações das crianças e as que conseguiam rimar, as que tinham mais dificuldade. Brincando com os sons fomos ampliando a consciência fonológica!

                                        FAZENDO OS DESENHOS







ESCREVENDO AS CARTAS





SACOLA ACABA MEDO




ATIVIDADE COM RIMAS


Um comentário:

  1. Angela,esse blog mostra todo teu empenho e como teu trabalho é significativo! PARABÉNS

    ResponderExcluir